A GESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Essencial a qualidade de vida nos centros urbanos, a Iluminação Publica atua como instrumento de cidadania, proporcionando aos seus habitantes, conforto, segurança, desenvolvimento, prazer de viver com o embelezamento do patrimônio municipal e das suas vias públicas. A Endicon coloca á disposição da Administração Pública, sua experiência em Serviços de Gestão da Iluminação Pública, contribuindo para a valorização dos espaço urbanos e para o desenvolvimento sócio econômico do município.

 
       
 
 

A GESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DESENVOLVIDA PELA ENDICON, COMPREENDE;

O cadastro do Sistema de iluminação
A Gestão sobre a Energia Consumida pela iluminação
A Operação e Manutenção do Sistema de Iluminação
A Eficientização do Sistema de Iluminação
A Ampliação e Modernização do Sistema de Iluminação
Plano Urbanístico do Sistema de Iluminação
Sistema de Tele-Atendimento à População ^alI-Center)
O Sistema de Gerenciamento da Iluminação Informatizado
A Gestão da Eficiência Energia de Prédios Plúblicos


 
 
A ENDICON estabeleceu como padrão para sua Gestão, Normas de Qualidade Vigentes.
 
       
 

A GESTÃO SOBRE A ENERGIA CONSUMIDA PELA ILUMINAÇÃO PUBLICA

O mesmo Software desenvolvido pela Endicon para o cadastro e gestão do parque de iluminação,fará também a gestão da energia consumida no sistema de iluminação pública. Os relatórios gerados permitirão a monitoração contínua do desempenho energético do sistema de iluminação, indicando as ações necessárias à redução do consumo de energia, gerando economia para o município. Esse acompanhamento energético, possibilita ainda a validação da fatura de consumo de energia da iluminação, apresentado pela concessionária, analisando se o consumo apresentado para efeito do faturamento está compatível com a carga instalada.

 
       
  A OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

O Serviço de Operação e manutenção corresponde a:

Realização da manutenção preventiva e corretiva do parque de iluminação pública;
Realização do controle periódico do patrimônio de iluminação pública do Município;
Realização das intervenções nos pontos luminosos com defeito, dentro dos prazos e condições estabelecidos em contrato;
Implantação de um serviço de atendimento telefônico 24 hs, com resposta personalizada
A implementação do serviço de ronda para verificação do bom funcionamento do sistema de iluminação
 
       
 

A EFICIENTIZAÇAO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

projeto de eficientização do parque de iluminação, itendo a avaliação da situação atual, com a iposta de instalação de equipamentos mais cientes, que gerem redução no consumo de energia, será elaborado e apresentado à ração Pública. Juntamente, será dado j ao cliente, na captação de recursos e fomento, a exemplo do Programa de financiamento coordenado pela entização, além de gerar 30% a 40% no consumo de alidade da iluminação pública, s e praças públicas, melhora a e, favorecendo o turismo, e e lazer.

 
     
 
A AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

O serviço corresponde à execução dos trabalhos considerados necessários e compatíveis com os investimentos decididos e aprovados pela Administração Municipal, para aplicação na ampliação da rede de iluminação pública e na modernização da iluminação especial de avenidas, praças, prédios e monumentos públicos.
 
     
 
O PLANO URBANÍSTICO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

O Plano Urbanístico da Iluminação, desenvolvido por profissionais experientes da Endicon, é o resultado de estudos e avaliações da cidade durante a noite, de maneira global e de acordo com o uso que a população realmente faz. São geradas e disponibilizadas à Administração Pública, propostas infográficas e projetos luminotécnicos para a tomada de decisão sobre os projetos a serem implementados.
 
       
 
O SISTEMA DE TELE-ATENDIMENTO À POPULAÇÃO - CALL CENTER

Os serviços de Tele-Atendimento, abrangem a operação e supervisão de uma central de atendimento telefônico 24hs exclusiva para o serviço de iluminação pública do Município Etem a função de estabelecer uma ligação direta entre o município e a administração, recebendo as demandas da população e informando quanto ao andamento das solicitações.
 
       
 
O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA ILUMINAÇÃO

A Endicon desenvolveu um Sistema informatizado, especialista na gestão do parque de iluminação pública, permitindo a gestão de todas as atividades praticadas na operação diária do sistema. Esse recurso é disponibilizado ao cliente, dando acesso ao conhecimento do que está acontecendo no parque de iluminação, sob a forma cartográfica e histórica, permitindo a emissão de vários relatórios gerenciais, conforme a necessidade da Administração Municipal.
 
     
 

A GESTÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS

Estima-se que o consumo de energia elétrica em Prédios Públicos é de aproximadamente 80% do total consumido pelo Poder Público. Assim, otimizar o seu aproveitamento energético é um desafio viável em razão dos seguintes fatores: os padrões tecnológicos dos sistemas elétricos dos prédios públicos, normalmente não incorporam aspectos de eficientização; o padrão gerencial de administração de prédios públicos, raramente conta com procedimentos de controle de gastos de energia e educação do consumo. Com adoção de medidas técnicas e gerenciais de baixo custo, pode-se chegar a uma reduição de consumo e de demanda de 16 a 20 %, em média, no cenário atual, tendo em vista a escassez dos recursos energéticos e a necessidade de otimização dos recursos financeiros, o poder público buscando a diminuição dos custos eeliminação dos desperdícios, sem perda da qualidade dos seus serviços. Uma ferramenta fundamental para atingir a implementação de programas e políticas de conservação e uso racional da energia, introduzindo novas tecnologias e mudanças de hábitos de consumo, Nesta linha, a Endicon oferece soluções em eficiência energética, desenvolvendo e implementando rins ao uso racional de energia.

 
     
  EFEITOS DA GESTÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA

PARA O MUNICÍPIO:

Redução da conta de energia da iluminação pública;
Fomento ao turismo;
Promoção da circulação noturna da população;
Atração de novos investimentos, gerando maior estímulo à vida econômica da cidade;
Efetiva contribuição à redução dos índices de violência;
A qualidade e a continuidade dos serviços gerados no uema de iluminação, traduzem-se em retornos positivos para a imagem dos administradores;
 
     
  PARA A POPULAÇÃO:

Melhoria da Qualidade de Vida
Aumento do orgulho pela cidade
Aumento da credibilidade pelo uso de recurso público
Melhoria da segurança pública
Leva a um melhor uso do espaço público
Fomento à economia da cidade